NOTÍCIAS E EVENTOS

Robô Koka criado a partir de peças de lego aproxima alunos da tecnologia utilizada nas indústrias

Baseado nos robôs industriais, como os braços robóticos KUKA e ABB, que estão presente nas mais diversas fábricas e indústrias de todo o mundo, este protótipo construído totalmente com peças e componentes eletrônicos LEGO, simula situações de manipulação de diferentes objetos, de forma totalmente autônoma, sendo possível reprogramá-lo através de seu software LEGO Mindstorms. 

A ideia surgiu por meio do grande avanço da tecnologia no meio industrial e também, de como construir algo tão complexo, utilizando meios simples e acessíveis para todas as pessoas, principalmente para as crianças, visando assim despertar nestes jovens o gosto pela mecânica, programação e as ciências exatas, que atualmente possui um grande mercado, mas com escassez de profissionais.

Nosso robô KOKA é composto por quatro servo motores, sendo eles responsáveis pela movimentação de giro, movimentos do braço, antebraço e também da garra. Para completar o conjunto mecânico, este possui quatro sensores, três de toque, estes responsáveis pelo limite de movimento dos braços e inclinação, além de um sensor de cor, que funciona como indicativo de leitura da plataforma giratória, que mostra os pontos de recolhimento e soltura de objetos de acordo com a cor lida pelo sensor.

A empresa ROBOMIND BRASIL custeou a ideia e hoje este protótipo está presente em quase todo território nacional, por meio dos professores que compõem a nossa equipe de profissionais, podendo assim levar mais conhecimento e interatividade para nossos alunos.