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Aula de robótica para ensinar o funcionamento do processo eleitoral

Cidadania ensinada desde cedo é um dos temas que muitos professores trabalham em sala. No Colégio São Luiz, em Brusque, as professoras Natália Lucas Dutra Bortoluzzi e Daniele Maestri Battisti Archer desenvolveram com suas turmas do quarto ano do ensino fundamental o projeto VOTO LEGAL e exploraram a aula de robótica para ensinar sobre o funcionamento do processo eleitoral.

Esse projeto teve o objetivo de conscientizar sobre o papel do cidadão dentro da democracia, e também como é que ela funciona. Para que pudessem ensiná-los, as professoras explicaram como acontece o processo eleitoral e o que significa a democracia. As turmas colocaram em prática o ato de votar e simularam o processo eleitoral do presidente da sala, com direito a turmas formando chapas, montando propostas de melhorias para a sala de aula e também para a escola. :)

A robótica foi responsável por proporcionar a urna eletrônica - semelhante àquela usada nas eleições - para que os alunos pudessem votar e entender como funciona o mecanismo. A urna foi desenvolvida pelo esposo da professora Natália, que é professor de robótica.

A atividade ajudou os alunos a compreenderem melhor o sistema eleitoral do país, como funcionam os três poderes (Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário), e entenderem melhor sobre a importância e a responsabilidade do voto, e caminharem na direção de serem cidadãos com mais entendimento sobre a sociedade em que vivem.