NOTÍCIAS E EVENTOS

VISITA DA ROBOMIND À FÁBRICA DA LEGO NA DINAMARCA!

Nos dias 09 e 10 de Outubro, a Robomind teve a oportunidade de conhecer a fábrica da Lego em Billund, uma cidade de sete mil habitantes na Dinamarca.

A empresa, responsável pelo desenvolvimento das famosas peças coloridas, possui fábricas em alguns países como China e México. Na unidade de Billund, a primeira ser construída a empresa possui quatro mil funcionários, e conta com o trabalho de muitos robôs! 

Durante a visita, guiada por um funcionário da Lego há 45 anos, foi possível ver a matéria-prima, moldes, máquinas de fabricação/embalagem de peças e esteiras trabalhando, e robôs otimizando muitos serviços! Também observou-se, através de fotografias, as mudanças no funcionamento da fábrica com o passar dos anos por conta da tecnologia. Em uma foto de 1947, era necessário dois funcionários para uma injetora de plástico. Em 1959, o aparelho dependia de somente um funcionário, e em 1978, era apenas um funcionário para controlar dez máquinas. E agora, um colaborador é responsável por trinta e duas máquinas! Incrível, né?  

Hoje, são vários robôs cuidando de processos da empresa, incluindo um depósito, que é totalmente autônomo. Neste depósito, os robôs são responsáveis pelo armazenamento e retirada de caixas para atender a demanda de produção, e são monitorados por programadores da República Tcheca.

A visita ainda oportunizou aos diretores da Robomind conhecerem a Lego House e a Lego Idea , lugares aonde os produtos são criados e se tornam reais para todo o mundo. Neste mesmo local aconteceu uma apresentação do mais novo kit educacional da linha Lego Education, o Spike Prime.

Para finalizar, uma visita à Escola Internacional de Billund, referência em um ensino pautado no aprender brincando, aonde os processos de ensino e aprendizagem acontecem de forma prática e divertida.

E para quem se perguntou “Mas onde estão esses quatro mil colaboradores, se o local é quase todo controlado por robôs?”. Simples resposta: nos escritórios! Robótica e tecnologia não tiram empregos das pessoas, e sim melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores. 

Assim, a Robomind volta para casa repleta de experiências positivas e acreditando ainda mais no poder da educação e de como é possível construir um mundo melhor através da educação!