Robótica curricular

A Educação de qualidade não é feita apenas pelo que se exige na grade curricular obrigatória. Oferecer ao estudante a possibilidade de ampliar horizontes é um dever do educador.

Educar as novas mentes da era digital é um grande desafio. O estudante sente necessidade de saber mais sobre o mundo e como ele funciona, além de interagir de forma ativa, não sendo apenas consumidor de informação ou soluções já desenvolvidas.

A Robomind entende a Ciência e a Tecnologia como um conjunto de instrumentos, métodos, ideias e técnicas que visam a resolução de problemas com o propósito de melhorar a condição humana. Embasado neste conceito é que a Robomind construiu uma proposta pedagógica de Educação Tecnológica integrada aos componentes curriculares, utilizando como ferramenta a Robótica.

KidsMind

Idade/Fase escolar: de 3 a 5 anos

Kit pedagógico: Lego® Duplo® 9090 e Lego® Education STEAM Park

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 3 módulos

Material de apoio: Livro do Estudante, Livro do Professor

As crianças possuem formas específicas de interpretar o mundo, a cultura, as relações sociais, a escola e o que nela fazem e aprendem. Estimulá-las a pensar seu contexto através das suas diferentes linguagens: matemática, visual, musical, oral e gráfica é o que propõe as atividades para esta faixa etária.

Kidscode

Idade/Fase escolar: 1º ano do Ensino Fundamental

Kit pedagógico: Lego® Education Coding Express e Lego® Education STEAM Park

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 1 módulo

Material de apoio: Livro do Estudante, tablet

Antes de pensar sobre o mundo que existe é preciso codificá-lo. Ao codificar o contexto em que se vive você interage com o meio, através de recursos e pessoas.

Para tanto, é preciso aprender a codificar e assim construir relações.

Developer

Idade/Fase escolar: 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Kit pedagógico: Lego® Education WeDo 2.0

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 4 módulos

Material de apoio: Livro do Estudante, Guia de Montagens e Tablet

Iniciação à linguagem de programação, associada a temas geradores, fazem parte da nossa proposta de Educação Tecnológica para esta faixa etária. Nesta fase os estudantes têm a oportunidade de conhecer como funcionam os robôs e programá-los.

Enjoy

Idade/Fase escolar: 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Kit pedagógico: Lego® Education Spike Prime

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 4 módulos

Material de apoio: Livro do Estudante, Guia de Montagens e Tablet/Computador

A Robótica oportuniza a conexão de várias ciências como Matemática, História, Informação, Linguagem, Engenharia e Arte, transformando a aprendizagem em algo significativo e real.

Ao construir conhecimentos com sentido, podemos utilizá-los para desenvolver novos, na busca constante da evolução.

Coders

Idade/Fase escolar: 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Kit pedagógico: BBC Micro:bit e periféricos

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 4 módulos

Material de apoio: Livro do Estudante (conteúdo digital) e Tablet/Computador

Despertar o interesse dos estudantes por programação e inspirá-los a desenvolver a criatividade digital, contribui para a criação de uma geração de empreendedores e inovadores.

Robotics

Idade/Fase escolar: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Kit pedagógico: Lego® Education Mindstorms® EV3

Idiomas disponíveis: Inglês, Português

Módulos: 4 módulos

Material de apoio: Livro do Estudante, Guia de Montagens e Tablet/Computador

A Robótica é uma ciência que estuda o desenvolvimento e construção de robôs articulando diversas áreas do conhecimento como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A proposta de Educação Tecnológica para este segmento tem como foco a aprendizagem da Robótica como meio para criar e melhorar uma condição humana pautada no bem comum nas diversas áreas do conhecimento.

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