NOTÍCIAS E EVENTOS

Diversão e conhecimento marcaram o Robotics Experience 2017, em Blumenau

Mais de 5 mil pessoas passaram pelo ginásio Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau. O Robotics Experience foi um sucesso de público e participação, em torno de 700 estudantes e professores participaram das atividades, que reuniu escolas de Santa Catarina e Paraná, com muita diversão e conhecimento. 

No módulo Desafio do Robô, estudantes de 10 a 15 anos tinham que realizar cinco missões e conforme fossem completando-as recebiam em suas medalhas, adesivos de engrenagens para cada etapa concluída. Também foram premiadas três equipes destaques que obtiveram os melhores tempos de resolução de todas as missões. 

Os destaques deste módulo foram; equipe Pikamon GX do Colégio São José de Porto União, Robotics UP Colégio Dr. Blumenau de Pomerode e a equipe Blindados do Colégio Bom Jesus, de Blumenau. 

Na mostra de robôs, estudantes de 7 a 15 anos expuseram seus projetos e todos receberam uma medalha de participação, com uma identificação de acordo com as pontuações obtidas pela banca avaliadora, formada por professores da FURB e UFSC. 

Neste módulo, foram premiadas três equipes destaques, entre estudantes de 7 a 9 anos e três equipes de 10 a 15 anos. O colégio Sinodal Ruy Barbosa de Rio do Sul, Fãs dos Pets do colégio Nossa Senhora Medianeira de Curitiba, Baby Car do Colégio Adventista Bom Retiro de Joinville, Legonautas da Escola Visual Mídia de Blumenau, A física do voo da Escola Educar de Rio dos Cedros e Robotcx do Colégio Cônsul Carlos Renaux de Brusque foram os premiados. 

Além disso, a escola Escola Básica Municipal Lauro Müller também fez parte da mostra apresentando os trabalhos desenvolvidos por meio da disciplina de informática, coordenada pelo professor Delvaine Pussinini.

Com a realização do evento foi possível contribuir para umas das entidades que desenvolvem um trabalho formidável na cidade, a Casa de Apoio – Associação de Pais e Portadores de Mielomeningocele e Neoplasia. Com a taxa de inscrição dos alunos, que participaram do Desafio de Robótica foram arrecadados R$ 3.600 e todo este valor foi revertido para a instituição.  

Os visitantes ficaram impressionados com o robô colaborativo AUBO-i5, que a empresa Fersiltec trouxe para o evento. Representantes da empresa contribuíram para evidenciar a proximidade da robótica educacional, com a indústria 4.0, que é uma realidade no mundo industrial.
“Foi impressionante o envolvimento e a dedicação das crianças em solucionar cada um dos desafios lançados. O propósito de nossa empresa com certeza foi alcançado, que visa aproximar as experiências desenvolvidas com a robótica educacional e a realidade da engenharia industrial. Entendemos que a apresentação do nosso Robô colaborativo criou muito bem essa conexão”, disse Jean Carlos Ferrari, gerente técnico de projetos da Fersiltec.

A presença de pessoas de todas as idades nas oficinas foi marcante no evento. Participaram das oficinas 200 pessoas, que montaram dois modelos de robô, vivenciando na prática o que os estudantes realizam durante as aulas. 

“Os destaques deste grande evento, que se consagrou como o maior do gênero do sul do país, definitivamente foram nossos estudantes, que deram um show de competência e conhecimento. A Robomind Brasil agradece as famílias e a todos os parceiros que confiam na empresa e acreditam que um mundo melhor se faz com a educação”, disse Gracielle Paris, diretora pedagógica e desenvolvimento da Robomind Brasil. 

Prepare-se! O Robotics Experience 2018 já tem data e local definido que serão divulgados em breve. O evento neste não tem o intuito de cada vez mais aproximar as pessoas do universo da robótica, que alia diversão e conhecimento.