NOTÍCIAS E EVENTOS

Robótica Educacional

Robótica Educacional

Quando falamos de sala de aula, a primeira imagem que vem a mente é giz, lousa, cadeiras alinhadas, alunos sentados um atrás do outro ouvindo e um professor à frente da sala falando, não é mesmo? Essa realidade tão comum nas escolas tem se modificado e dado espaço para uma dinâmica educacional diferenciada. A educação tecnológica começa a ser inserida como forma de ensino e aprendizagem preparando o estudante para um futuro que ainda não sabemos como será. No lugar dos elementos da sala de aula tradicional, aparecem computadores, tablets, componentes eletrônicos, peças para construção de mecanismos e uma linguagem diferente: a programação. Isso tudo é chamado de robótica educacional! Muitos países já enxergam a educação através da robótica como algo fundamental para melhor preparar profissionais capazes de resolver problemas, criando soluções criativas para problemas muitas vezes imprevisíveis.

Estudantes colocam em prática o que aprendem
Diversas escolas brasileiras têm adotado metodologias de ensino diferenciadas, que aplicam o conceito learning by doing ( fça você mesmo, em português). Como o próprio nome diz, é incentivar os estudantes a “colocar a mão na massa”, buscando de forma prática soluções para seus problemas. A robótica educacional se encaixa perfeitamente neste contexto pois é um recurso que possibilita integrar diferentes conhecimentos aliados a necessidades reais. Uma aula com a robótica não se limita apenas às construção mecânica de robôs, ela envolve conceitos de diversas áreas como engenharia, matemática e até mesmo português. Além disso, habilidades como interpretar, comparar, analisar e resolução de problemas aperfeiçoa a capacidade do raciocínio lógico, importantíssimo para tomada de decisão e planejamento de qualquer área da vida.
Robótica aplicada na vida real
Aprender na prática é aprender através de situações verdadeiras aonde o estudante pode experimentar e testar as possibilidades dos conhecimentos científicos, comprovando-os e desenvolvendo novos. Temáticas atuais e importantes, como trânsito ou sustentabilidade, podem trazer oportunidades para o professor apresentar problemas e instigar a busca de soluções com aplicação da robótica e conhecimentos a elas relacionadas. Todo professor sabe o quanto, às vezes, é difícil relacionar a teoria com o contexto real do estudante e promover o interesse. Com a robótica isso se torna mais fácil e significativo.

A sala de aula do futuro
Em uma aula com a robótica é possível ter uma ideia de como será as salas de aula do futuro. Um professor oportunizando experiências aos estudantes e incentivando sempre a busca por soluções, através de uma dinâmica aonde ambos trocam ideias e conhecimentos. Trabalhar em equipe para encontrar soluções aos desafios propostos, alinhar ideias, métodos, testar possibilidades e dialogar respeitando a perspectiva de cada um, é o que propõe essa sala de aula real.