Soluções Pedagógicas
A Robomind oferece ferramentas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante para os alunos, e também para preparar os professores para a sala de aula, com acompanhamento contínuo de uma equipe pedagógica.
Metodologia
Todos os materiais e projetos desenvolvidos pela Robomind utilizam a metodologia 2CEs e um currículo baseado no STEM e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
2 CES
A metodologia 2 CEs se refere à construção de cada aula, dividindo o conteúdo didático em 4 momentos:
Contextualizar
A contextualização é o momento em que é apresentado aos estudantes uma temática relevante ao seu dia a dia. Ciência e Tecnologia são discutidas a partir de situações reais, oportunizando o pensamento sobre o contexto e principalmente como e por que foi desenvolvido.
Construir
A partir da contextualização os estudantes constroem protótipos robóticos para simular tecnologias desenvolvidas pela humanidade ou recursos que inspiraram a criação de novas tecnologias. É sabendo onde se está que podemos definir aonde queremos chegar.
Experienciar
É neste momento que os estudantes irão testar as possibilidades de programação para que os robôs criem “vida”. Construir a lógica de cada ação que o robô irá executar e analisar a função de cada recurso. Além de compartilhar e construir novas percepções a partir das ferramentas apresentadas. Nesta etapa da aula, as experiências ampliam repertório e inteligência.
Evoluir
É o momento em que um grande desafio surge e os estudantes utilizam as experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas. A criatividade é a habilidade mais estimulada nesta etapa da aula, além de promover a relação dos conhecimentos, aplicando-os com significado real.
Steam
STEAM é uma abreviação, em inglês, de cinco áreas do conhecimento: Science (ciências), Technology (tecnologia), Engineering (engenharia), Arts (artes) e Mathematics (matemática). E é através destas áreas que a Robótica é aplicada nos materiais Robomind. Unindo os conceitos de tecnologia, educação, robótica e STEAM, almejamos contribuir para uma educação que visa futuros construtores de tecnologias e uma sociedade desenvolvida.

10 Competências Gerais da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
- Conhecimento
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Repertório cultural
- Comunicação
- Cultura digital
- Trabalho e projeto de vida
- Argumentação
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Responsabilidade e cidadania
Recursos Pedagógicos
A Robomind oferece ferramentas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante para os alunos, e também para preparar os professores para a sala de aula, com acompanhamento contínuo de uma equipe pedagógica.

Livro do Estudante
Os livros dos estudantes Robomind são organizados de acordo com cada projeto e divididos por faixa etária, atendendo as especificidades de cada idade. O livro reúne uma série de atividades baseadas no currículo STEAM com o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas, experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Através do livro, o estudante e seus responsáveis podem acompanhar sua própria evolução participando de forma ativa na construção do conhecimento e no mundo das possibilidades.

Material para Professor
Os professores que atuam diretamente com soluções Robomind podem contar com materiais impressos e digitais que auxiliam no seu processo formativo como professor e nos planejamentos de suas práticas diárias com os estudantes. Organizados por projetos e segmentos, estes materiais ainda possuem conteúdos digitais extras sugeridos por outros professores e pela equipe pedagógica Robomind.

Kit Tecnológico
A Robomind utiliza kits tecnológicos Lego Education e BBC Micro:bit, idealizados especificamente para trabalhar os conceitos tecnológicos na área da Educação.

Guia de montagem
Acreditamos que nada se construa sem um conhecimento prévio. Por isso, desenvolvemos mais de 200 protótipos robóticos como referências para trabalhar com os estudantes. Cada conceito desenvolvido, construído e vivenciado é apresentado de forma diferente, ampliando as possibilidades de aplicação real de cada um deles. Os guias de montagens são organizados por projetos e segmentos de acordo com os livros dos estudantes.

Aprendizado Digital
A aprendizagem acontece de diferentes formas, lugares e principalmente através das interações entre os pares e os recursos disponíveis. A Robomind oportuniza aos seus estudantes e professores recursos digitais para ampliar a efetividade das aprendizagens. Os conteúdos digitais podem ser acessados através de plataforma online, de qualquer lugar ou tempo, além de links e QR Codes com indicações de textos, vídeos e músicas relacionados aos projetos.

Suporte Técnico Pedagógico
A Robomind acredita que o sucesso de um projeto está no acompanhamento de todas as etapas que ele compõe. Por isso, conta com uma equipe pedagógica preparada para assessorar e oferecer aos seus parceiros, oportunidades de capacitação, formações pedagógicas e consultoria permanente. São realizadas formações anuais, acompanhamento pedagógico contínuo (presencial e on-line), participação e auxílio em atividades promovidas pelas escolas parceiras na área de Educação Tecnológica.
Cursos de Robótica e Tecnologia
A Robomind oferece programas completos para implementação de aulas de robótica no currículo escolar, cumprindo as diretrizes da BNCC e estimulando nas crianças competências e habilidades necessárias para enfrentar o futuro e se tornarem criadores de soluções para problemas reais.
Conheça a Robomind
Com cursos de educação robótica, que complementam a grade curricular escolar, além de contar com opções para educação extracurricular, a Robomind busca estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologias pautadas no bem comum.

Por que ser um parceiro robomind?
“[...] 50% das empresas pretendem acelerar a automação da força de trabalho, enquanto mais de 80% devem expandir a digitalização de seus processos.” (Social Good Brasil - 2021)
As revoluções da indústria 4.0 já são realidade e exigirão do mercado forças capazes de construir novas tecnologias e pessoas com pensamento analítico.
A Robótica Educacional, oportuniza experiências de aprendizagem que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo de seus estudantes, criando situações para estimular a solução de problemas.
Presente em 23 estados brasileiros e também no exterior
+ de 40 parceiros de negócios
+ de 300 escolas
+ 30.000 estudantes em fase escolar (2021)
Projetos curriculares em 125 escolas
Projetos extracurriculares em 179 escolas
1038 professores atuando com projetos Robomind
Quem já investe na próxima geração
Edson e Elizete Klagenberg - Franqueados do Rio Grande do Sul
“Nós conhecemos a robótica desde 2008 e sempre nos encantamos pelo brilho do olhar do estudante e foi uma decisão nossa levar isso como um projeto de vida, fazer uma transformação na educação! [...] Com os produtos da Robomind, vai muito além da criança estar em sala de aula, ela faz parte do processo de aprendizagem.”
Leila Z. F. Rodrigues - Mãe do Miguel (Inventors)
“[...] Com certeza terá impacto no futuro, no desenvolvimento pessoal e também social. Fazemos parte da Robomind desde a educação infantil. Gostamos muito do que a robótica proporciona e da forma como é ministrada.”
Miguel - 8 anos - Estudante do curso Inventors
“Bem legal! Na verdade é muito legal. Porque é legal montar o robô e ver ele se mexer no final. Eu gosto de construir muitas coisas diferentes. Porque a gente se diverte construindo e inventando. Por isso eu gosto muito de fazer robótica.”
Maitê Camila Metzner Mette - Gestora Pedagógica do Colégio Excelsior
“[...]Uma aula atrativa, dinâmica, atual, que prepara o estudante para o futuro, independente da área em que vai atuar. [...] As aulas de robótica vão de encontro ao nosso propósito, pois vão muito além de uma simples montagem de robô. Elas favorecem o espírito de coletividade, trabalho em equipe, inspiram o estudante a pensar 'fora da caixa', criar estratégias e pensamento criativo. [...]”